top of page
Search

`Redhat 9 Download - Como Baixar e Instalar a Versão Mais Recente da Distribuição Linux Líder de Mer



Como baixar e instalar o Red Hat Enterprise Linux 9




O Red Hat Enterprise Linux (RHEL) é um dos sistemas operacionais mais populares e amplamente usados para aplicativos corporativos e ambientes de nuvem híbrida. Ele fornece uma plataforma estável, segura e confiável para desenvolver, implantar e gerenciar cargas de trabalho em infraestruturas físicas, virtuais, de nuvem privada e pública e de ponta. Neste artigo, mostraremos como baixar e instalar o RHEL 9, a versão mais recente do RHEL que oferece vários novos recursos e aprimoramentos para desenvolvedores e administradores.




redhat 9 download




O que é o Red Hat Enterprise Linux 9?




RHEL 9 é a próxima geração do Red Hat Enterprise Linux lançada em maio de 2022. É baseada no Fedora 34 e no kernel Linux 5.14. Ele suporta as arquiteturas AMD e Intel de 64 bits (x86-64-v2), a arquitetura ARM de 64 bits (ARMv8.0-A), IBM Power Systems (POWER9) e IBM Z de 64 bits (z14). Ele também fornece compatibilidade com RHEL 8 por meio de fluxos de aplicativos que permitem aos usuários escolher entre várias versões de componentes de espaço do usuário.


Quais são os benefícios de usar o RHEL 9?




O RHEL 9 oferece vários benefícios para desenvolvedores e administradores, como:


  • Automação e gerenciamento simplificados: o RHEL 9 vem com ferramentas e recursos aprimorados que facilitam a automatização de tarefas manuais, padronizam implantações em escala e simplificam a administração diária de sistemas. Por exemplo, console da web RHEL, funções do sistema, ferramentas Ansible, gerenciamento de identidade, segurança multinível (MLS), atestado remoto, etc.



  • Segurança e conformidade aprimoradas: o RHEL 9 oferece um sistema operacional mais seguro que atende aos requisitos de segurança e conformidade em evolução dos ambientes de TI modernos. Por exemplo, aprimoramentos do SELinux, suporte ao OpenSSL 3.0, aprimoramentos do modo FIPS, políticas criptográficas em todo o sistema, etc.



  • Desenvolvimento aprimorado de contêineres: o RHEL 9 permite que os desenvolvedores criem e executem aplicativos em contêineres com mais eficiência e segurança usando Red Hat Universal Base Images (UBIs), Podman, Buildah, Skopeo etc. Ele também oferece suporte a plataformas de orquestração de contêineres, como OpenShift e Kubernetes.



  • Experiência simplificada para desenvolvedores: o RHEL 9 fornece uma experiência de desenvolvedor simplificada que permite aos desenvolvedores acessar os tempos de execução e as ferramentas de linguagem mais recentes por meio de fluxos de aplicativos. Por exemplo, Python 3.9, Node.js 16, PHP 8.0, Ruby 3.0, GCC 11.2.1, LLVM 13.0.1, Rust 1.58.1, Go 1.17.1, etc.



  • Construído de forma aberta e impulsionado pela colaboração: RHEL 9 é construído com tecnologias de código aberto e impulsionado pela colaboração com a comunidade Fedora, projetos upstream, clientes, parceiros e órgãos de padrões da indústria. Ele também oferece um processo de desenvolvimento transparente que permite aos usuários fornecer feedback e contribuir com o roteiro do produto.



Como baixar o RHEL 9 gratuitamente como desenvolvedor?




Se você é um desenvolvedor que deseja experimentar o RHEL 9 gratuitamente, pode baixá-lo como parte da assinatura do programa Red Hat Developer. Para fazer isso, você precisa criar uma conta de desenvolvedor com . Siga os seguintes passos para baixar o RHEL 9 gratuitamente como desenvolvedor:


  • Vá para e clique no botão "Registrar" no canto superior direito da página.



  • Preencha os detalhes necessários e crie sua conta de desenvolvedor. Você receberá um e-mail de verificação para ativar sua conta.



  • Faça login na sua conta de desenvolvedor e vá para .



  • Selecione a opção "Red Hat Enterprise Linux 9" e clique no botão "Download".



  • Escolha a opção "Red Hat Enterprise Linux 9.0 Binary DVD" e clique no botão "Download Now". Você precisará aceitar os termos e condições antes de baixar o arquivo de imagem ISO.



  • Salve o arquivo de imagem ISO em sua unidade local.O tamanho do arquivo é de cerca de 8,5 GB, portanto, pode levar algum tempo dependendo da velocidade da sua internet.



Métodos de instalação




Existem diferentes maneiras de instalar o RHEL 9 em seu sistema, como usar um DVD, uma inicialização de rede ou um arquivo kickstart. Neste artigo, vamos nos concentrar no método mais comum, que é usar um pen drive inicializável com a imagem RHEL 9 ISO. Este método permite instalar o RHEL 9 em qualquer sistema que suporte inicialização a partir de um dispositivo USB.


Como criar um pen drive USB inicializável com imagem RHEL 9 ISO?




Para criar um pen drive inicializável com imagem RHEL 9 ISO, você precisa de um dispositivo USB com pelo menos 16 GB de espaço de armazenamento e uma ferramenta que possa gravar a imagem ISO no dispositivo USB. Existem várias ferramentas disponíveis para diferentes sistemas operacionais, como Rufus para Windows, UNetbootin para Linux e Mac OS ou Fedora Media Writer para todas as plataformas. Neste artigo, usaremos o Fedora Media Writer como exemplo. Aqui estão as etapas para criar um pen drive USB inicializável com imagem RHEL 9 ISO usando o Fedora Media Writer:


  • Faça o download do Fedora Media Writer em e instale-o em seu sistema.



  • Inicie o Fedora Media Writer e clique no botão "Custom Image" na parte inferior da janela.



  • Navegue até o local onde você salvou o arquivo de imagem RHEL 9 ISO e selecione-o.



  • Insira seu dispositivo USB em seu sistema e selecione-o na lista de dispositivos disponíveis. Certifique-se de ter feito backup de todos os dados importantes em seu dispositivo USB antes de prosseguir, pois eles serão apagados durante o processo.



  • Clique no botão "Gravar no disco" e aguarde a conclusão do processo. Pode levar vários minutos, dependendo da velocidade do seu dispositivo USB e do seu sistema.



  • Uma vez feito isso, você pode ejetar com segurança seu dispositivo USB do seu sistema. Você criou com sucesso um pen drive USB inicializável com imagem RHEL 9 ISO.



Como inicializar a partir do pen drive USB e iniciar o processo de instalação?




Para inicializar a partir do pen drive USB e iniciar o processo de instalação, você precisa alterar a ordem de inicialização do seu sistema para priorizar a inicialização a partir de um dispositivo USB. As etapas exatas podem variar dependendo do modelo do sistema e das configurações do BIOS, mas geralmente você pode acessar o menu do BIOS pressionando uma tecla como F2, F10, F12 ou Esc durante o processo de inicialização. Quando estiver no menu do BIOS, procure uma opção que permita alterar a ordem de inicialização ou selecione um dispositivo de inicialização. Escolha o seu dispositivo USB como primeira opção e salve as alterações. Em seguida, saia do menu do BIOS e reinicie o sistema. Seu sistema agora deve inicializar a partir do pen drive USB e exibir o menu de instalação do RHEL 9.


O menu de instalação do RHEL 9 oferece várias opções, como:


  • Instalar o Red Hat Enterprise Linux 9: Esta opção inicia o assistente gráfico de instalação que o guia passo a passo pelo processo de instalação.



  • Teste esta mídia e instale o Red Hat Enterprise Linux 9: Esta opção executa uma verificação de mídia antes de iniciar o assistente de instalação para verificar se não há erros ou corrupção em seu dispositivo USB.



  • Solução de problemas: esta opção fornece algumas ferramentas e opções para solucionar quaisquer problemas que possam ocorrer durante o processo de instalação, como modo de recuperação, teste de memória, etc.



Neste artigo, escolheremos a primeira opção, que é Instalar o Red Hat Enterprise Linux 9. Após selecionar esta opção, você verá uma tela de boas-vindas que solicita a escolha do idioma e do layout do teclado. Faça suas seleções e clique em Continuar. A próxima tela é a tela de resumo da instalação que mostra as principais opções de configuração para sua instalação, como:


  • Data e Hora: Esta opção permite definir a data, a hora e o fuso horário do seu sistema.



  • Destino da instalação: Esta opção permite selecionar o disco ou partição onde deseja instalar o RHEL 9. Você também pode escolher o modo de configuração de armazenamento, como automático ou personalizado.



  • Network & Host Name: Esta opção permite que você defina as configurações de rede e o nome do host para seu sistema. Você também pode habilitar ou desabilitar as interfaces de rede e definir as configurações de IPv4 e IPv6.



  • Política de segurança: Esta opção permite aplicar um perfil de política de segurança ao seu sistema com base no padrão OpenSCAP. Você pode escolher entre perfis predefinidos ou criar seu próprio perfil personalizado.



  • Seleção de Software: Esta opção permite selecionar os pacotes e grupos de software que você deseja instalar em seu sistema. Você pode escolher entre ambientes predefinidos, como servidor, estação de trabalho, instalação mínima, etc., ou personalizar seu próprio ambiente.



  • Propósito do sistema: esta opção permite que você especifique o propósito pretendido do seu sistema, como sua função, tipo de uso, contrato de nível de serviço etc. Essas informações são usadas para fins de gerenciamento de assinaturas e geração de relatórios.



Você pode clicar em cada opção e fazer suas escolhas de acordo com suas preferências e requisitos. Depois de concluir todas as opções, clique no botão Iniciar instalação no canto inferior direito da tela. O processo de instalação será iniciado e mostrará o progresso e o status de cada etapa. Dependendo das especificações do sistema e da velocidade da rede, o processo de instalação pode levar algum tempo para ser concluído.


Como registrar e ativar a assinatura do RHEL 9 após a instalação?




Após a conclusão do processo de instalação, você verá uma tela solicitando a reinicialização do sistema. Clique no botão Reiniciar e aguarde a reinicialização do sistema. Você verá uma tela solicitando que você aceite o contrato de licença e registre seu sistema no Red Hat Subscription Management (RHSM). O RHSM é um serviço que fornece atualizações de software, patches de segurança, suporte e outros benefícios para usuários do RHEL. Para registrar e ativar sua assinatura do RHEL 9 após a instalação, siga estas etapas:


  • Clique na opção Informações da licença e aceite o contrato de licença. Em seguida, clique em Concluído.



  • Clique na opção Gerenciador de assinaturas e insira as credenciais da sua conta de desenvolvedor que você usou para baixar o RHEL 9. Em seguida, clique em Registrar.



  • Selecione a opção "Red Hat Developer Subscription" na lista de assinaturas disponíveis e clique em Attach.



  • Clique em Concluído e, em seguida, clique em Concluir configuração no canto inferior direito da tela.



Você registrou e ativou com sucesso sua assinatura do RHEL 9 após a instalação. Agora você pode efetuar login em seu sistema com o nome de usuário e a senha que você criou durante o processo de instalação.


Recursos e comparação




O RHEL 9 apresenta vários novos recursos e aprimoramentos que o tornam um sistema operacional mais poderoso, seguro e eficiente para aplicativos corporativos e ambientes de nuvem híbrida. Alguns desses recursos e aprimoramentos são:


  • Desempenho aprimorado: o RHEL 9 oferece melhor desempenho em várias cargas de trabalho, como banco de dados, Web, virtualização, conteinerização etc., aproveitando novos recursos e otimizações de hardware. Por exemplo, o RHEL 9 oferece suporte ao descarregamento de hardware para criptografia e compactação usando a Intel QuickAssist Technology (QAT), que reduz a sobrecarga da CPU e melhora a taxa de transferência. Ele também oferece suporte à criptografia de memória assistida por hardware usando AMD Secure Memory Encryption (SME) e Secure Encrypted Virtualization (SEV), que aprimora a proteção e o isolamento dos dados.



  • Segurança aprimorada: o RHEL 9 fornece um sistema operacional mais seguro que atende aos requisitos de segurança e conformidade em evolução dos ambientes de TI modernos. Por exemplo, o RHEL 9 oferece suporte ao OpenSSL 3.0, que é uma grande atualização da biblioteca criptográfica de software livre que implementa protocolos TLS/SSL e fornece vários algoritmos criptográficos. O OpenSSL 3.0 apresenta uma nova arquitetura modular que permite aos usuários habilitar ou desabilitar algoritmos ou provedores específicos de acordo com suas necessidades.Ele também suporta novos algoritmos como EdDSA, X25519, X448, etc., que oferecem melhor segurança e desempenho do que os algoritmos tradicionais. O RHEL 9 também oferece suporte a melhorias no modo FIPS, que permitem aos usuários ativar o modo FIPS no momento da inicialização ou no tempo de execução sem exigir uma reinicialização ou reinstalação do sistema.



  • Automação e gerenciamento simplificados: o RHEL 9 vem com ferramentas e recursos aprimorados que facilitam a automatização de tarefas manuais, padronizam implantações em escala e simplificam a administração diária de sistemas. Por exemplo, RHEL web console é uma interface baseada na web que permite aos usuários gerenciar seus sistemas remotamente usando um navegador. Ele fornece várias funcionalidades, como monitorar o status do sistema, definir configurações de rede, gerenciar usuários e grupos, instalar atualizações de software, etc. O console web do RHEL também se integra a outras ferramentas, como o Cockpit, que fornece uma interface gráfica para gerenciar contêineres e máquinas virtuais, e o Performance Co-Pilot (PCP), que fornece uma estrutura para coletar e analisar métricas de desempenho. O RHEL 9 também oferece suporte às funções do sistema, que são módulos Ansible que fornecem uma maneira consistente e fácil de configurar e gerenciar tarefas comuns do sistema. Por exemplo, existem funções do sistema para rede, firewall, SELinux, sincronização de tempo, etc.



  • Desenvolvimento de contêiner aprimorado: o RHEL 9 permite que os desenvolvedores criem e executem aplicativos em contêineres com mais eficiência e segurança usando Red Hat Universal Base Images (UBIs), Podman, Buildah, Skopeo etc. Eles fornecem uma base segura e confiável para a criação de aplicativos em contêineres que podem ser executados em qualquer plataforma compatível com contêineres OCI. Podman é uma ferramenta que permite aos usuários gerenciar contêineres e pods sem exigir um daemon ou privilégios de root.Ele suporta vários recursos, como gerenciamento de imagens, rede de contêineres, gerenciamento de volume, verificações de integridade, etc. Buildah é uma ferramenta que permite aos usuários criar e modificar imagens de contêineres usando Dockerfile ou scripts. Ele oferece suporte a vários recursos, como compilações de vários estágios, cache de camada, assinatura de imagem etc. O Skopeo é uma ferramenta que permite aos usuários inspecionar, copiar e sincronizar imagens de contêiner entre diferentes registros e tipos de armazenamento.



  • Experiência simplificada para desenvolvedores: o RHEL 9 fornece uma experiência de desenvolvedor simplificada que permite aos desenvolvedores acessar os tempos de execução e as ferramentas de linguagem mais recentes por meio de fluxos de aplicativos. Os fluxos de aplicativos são repositórios modulares que contêm várias versões de componentes do espaço do usuário que podem ser instalados e atualizados independentemente do sistema operacional principal. Por exemplo, o RHEL 9 oferece fluxos de aplicativos para Python 3.9, Node.js 16, PHP 8.0, Ruby 3.0, GCC 11.2.1, LLVM 13.0.1, Rust 1.58.1, Go 1.17.1 etc.



Como o RHEL 9 se compara ao RHEL 8 em termos de desempenho, segurança e compatibilidade? Aqui está uma tabela que resume algumas das principais diferenças entre RHEL 9 e RHEL 8:



Categoria


RHEL 9


RHEL 8


versão do kernel


5.14


4.18


Arquiteturas suportadas


x86-64-v2, ARMv8.0-A, POWER9, z14


x86-64-v2 (beta), ARMv8-A (beta), POWER8/9 (beta), z13/z14 (beta)


Versão do OpenSSL


3.0


1.1.1


Melhorias no modo FIPS


Sim


Não


Criptografia de memória assistida por hardware


Sim (AMD SME/SEV)


Não


Descarregamento de hardware para criptografia e compactação


Sim (Intel QAT)


Não


Integração do console web RHEL com Cockpit e PCP


Sim


Não


Suporte a funções do sistema


Sim


Não


Red Hat Universal Base Images (UBIs)


Sim


Não


Suporte Podman, Buildah, Skopeo


Sim


Não


Suporte a fluxos de aplicativos


Sim


Não


Conclusão




Neste artigo, mostramos como baixar e instalar o RHEL 9, a versão mais recente do Red Hat Enterprise Linux que oferece vários novos recursos e aprimoramentos para desenvolvedores e administradores.Também comparamos o RHEL 9 com o RHEL 8 em termos de desempenho, segurança e compatibilidade. Esperamos que você tenha achado este artigo útil e informativo. Se quiser saber mais sobre o RHEL 9, visite os seguintes links e recursos:

















perguntas frequentes




Aqui estão algumas perguntas e respostas comuns sobre o RHEL 9:


P: Por quanto tempo o RHEL 9 terá suporte?




R: O RHEL 9 terá suporte por 10 anos a partir de sua data de disponibilidade geral, que é maio de 2022. Isso significa que o RHEL 9 receberá atualizações regulares e patches de segurança até maio de 2032. Além disso, o RHEL 9 oferecerá suporte de ciclo de vida estendido (ELS) por mais três anos, o que significa que receberá correções críticas de segurança até maio de 2035.


P: Como posso atualizar do RHEL 8 para o RHEL 9?




R: Você pode atualizar de RHEL 8 para RHEL 9 usando a ferramenta Leapp, que é um utilitário de linha de comando que automatiza o processo de atualização. O Leapp analisa a configuração do seu sistema e executa as etapas necessárias para atualizar seu sistema para RHEL 9. Você pode encontrar mais informações sobre o Leapp e como usá-lo no .


P: Como posso migrar do CentOS para o RHEL 9?




R: Você pode migrar do CentOS para RHEL 9 usando a ferramenta Convert2RHEL, que é um utilitário de linha de comando que converte seu sistema CentOS em um sistema RHEL. Convert2RHEL substitui os pacotes CentOS pelos pacotes RHEL correspondentes e registra seu sistema com RHSM. Você pode encontrar mais informações sobre o Convert2RHEL e como usá-lo no .


P: Como posso obter suporte para RHEL 9?




R: Você pode obter suporte para RHEL 9 por meio de vários canais, como:


  • O Red Hat Customer Portal, que fornece acesso a documentação, artigos da base de conhecimento, gerenciamento de casos, downloads de produtos, etc.



  • A Ferramenta de Suporte Red Hat, que é um utilitário de linha de comando que permite que você interaja com o Portal do Cliente Red Hat a partir do seu terminal.



  • O programa Red Hat Developer, que fornece acesso gratuito a ferramentas, recursos e suporte da comunidade para desenvolvedores.



  • Os fóruns da Comunidade Red Hat, que são plataformas online onde você pode fazer perguntas, compartilhar ideias e obter ajuda de outros usuários e especialistas.



P: Como posso fornecer feedback ou sugestões para o RHEL 9?




R: Você pode fornecer feedback ou sugestões para o RHEL 9 por meio de vários canais, como:


  • O Red Hat Bugzilla, que é um sistema de rastreamento de bugs que permite relatar problemas, solicitar melhorias ou enviar patches para produtos RHEL.



  • O formulário de feedback do Red Hat Customer Portal, que permite que você compartilhe suas opiniões e experiências com o Red Hat Customer Portal.



  • O Red Hat Idea Exchange, que é uma plataforma onde você pode enviar suas ideias para melhorar os produtos e serviços da Red Hat.



  • O Projeto Fedora, que é o projeto da comunidade upstream que contribui para o desenvolvimento do RHEL. Você pode se juntar ao Projeto Fedora e participar de suas listas de discussão, fóruns, salas de bate-papo, etc.



0517a86e26


1 view0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page